O feriado prolongado em setembro deve movimentar os aeroportos nacionais e, nesse período, é essencial estar atento à segurança e ao extravio de bagagens. Segundo dados do relatório Panorama 2016, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), nos últimos dez anos, a demanda de passageiros de voos domésticos no Brasil mais que dobrou, e aproximadamente 193.200 casos de extravio são registrados por ano no País.
Essa situação ocorre quando a bagagem é despachada no guichê do aeroporto, mas sofre algum atraso, dano ou perda no momento do recebimento. Pensando nisso, levantamos abaixo alguns cuidados que podem ajudar a evitar que os passageiros passem por esse tipo de situação. Confira:
1 – Certifique-se de que a bagagem foi identificada para o destino correto no momento de despachá-la. Lembre-se de retirar os selos de identificação de viagens anteriores para evitar confusão sobre os locais;
2 – Coloque etiquetas ou adesivos com identificação de nome, endereço e telefone para facilitar o reconhecimento das malas nas esteiras. Fitas coloridas e cores vibrantes também ajudam a diferencia-la no recebimento;
3 – Carregue documentos pessoais e de trabalho, objetos de valor monetário ou de uso, dinheiro e equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte sempre com você. Evite despachá-los na bagagem para não perdê-los em caso de extravio;
4 – Se for possível, opte por voos diretos. A maior parte dos casos de extravio de malas acontece nas conexões. Quanto maior o número de escalas, maiores são as chances da sua mala se perder pelo caminho;
5 – Ao recuperar sua mala na esteira, abra-a e confira se todos os seus pertences estão em ordem. Caso perceba a falta de algo, notifique imediatamente a companhia aérea.
Além desses passos, a tecnologia já entrega soluções que permitem monitorar as malas durante a viagem. A IATA (International Air TransportAssociation), associação que reúne a maioria das companhias aéreas do mundo, prevê que, a partir de junho de 2018, toda mala deve ser rastreada e registrada em quatro pontos obrigatórios: check-in, embarque no avião, transferência entre companhias ou aviões e na entrega ao passageiro.
É importante lembrar que, em caso de extravio, a companhia aérea tem um prazo para localizar e devolver a bagagem ao proprietário. Após esse limite, o passageiro deve ser indenizado. No caso de furtos, além de comunicar a empresa, é necessário realizar um boletim de ocorrência junto à polícia para averiguar o caso.