DICAS PARA QUEM VAI FAZER O PRIMEIRO CRUZEIRO

Por si só, toda primeira vez já é motivo para algumas dúvidas. O mesmo vale para um cruzeiro marítimo. Quem está prestes a embarcar pela primeira vez, por mais que tenha feito inúmeras perguntas ao agente de viagem, ainda está com a cabeça cheia de questionamentos.
Como se vestir? O que pode e o que não pode levar na mala? E como se deve agir a cada novo porto de escala? Para garantir uma viagem tranquila, preparamos algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Confira!

1 – É permitido levar a bordo: Equipamentos como celular, câmeras de fotografia e de filmagem, smartphones e secador de cabelo. Mas nada de outros objetos que emitem calor, como ferro de passar, velas e incensos, ou cortantes, como faca.
2 – Bagagem – Você pode levar quantas malas quiser, desde que as bagagens caibam dentro da sua cabine, que na maior parte dos casos é pequena. Portanto, não é bom exagerar, deixe um lugar reservado para as lembrancinhas da viagem.
3 – Como se vestir – Se você vai viajar em navios que navegam pelo litoral brasileiro, opte por roupas esportivas, trajes casuais e salto baixo para atividades ao ar livre. Mas é bom consultar a companhia para saber o que ela recomenda, se há alguma noite com traje social, por exemplo.
4 – Fome fora de hora – Além dos restaurantes principais, os navios contam com bares e locais para lanches rápidos a bordo. Sempre haverá uma opção em funcionamento a qualquer hora do dia e da noite. Ainda há a opção do serviço de quarto.

5 – Incluído no pacote – A cabine, todas as refeições e a utilização das áreas comuns como piscina e atividades de entretenimento estão incluídas no pacote. Há ainda os cruzeiros que oferecem o sistema all inclusive de bebidas alcóolicas e não alcóolicas.

6 – Ficar a bordo em uma escala – É o hóspede quem decide se quer curtir o navio ou conhecer o destino da escala. As escalas fazem parte do roteiro fechado, mas você decide se quer descer ou não.

7 – Áreas restritas – Existem decks e espaços exclusivos para a tripulação. Em algumas, como as cabines de comando, são permitidas visitas programadas. Consulte os tripulantes em caso de dúvida.

8 – Bagagem de mão – Devem estar na bagagem de mão os documentos de identificação e o voucher da viagem, assim como produtos eletrônicos como computadores, máquinas fotográfica, tablets e smartphones, além de joias e outros objetos de valor.

9 – Tocador de som só com fone – A música que está tocando nas áreas comuns nem sempre agrada a todos. Se você não curtir, basta levar o seu tocador de música e ouvir, mas sempre com fone de ouvido.

10 – Prepare-se para o desembarque – Na noite anterior ao desembarque, as malas devem ser colocadas do lado de fora da cabine com a etiqueta de identificação preenchida. Porém, se desejar descer com as próprias malas, você também pode fazê-lo.

VAI VIAJAR? SAIBA COMO ARRUMAR SUA BAGAGEM

Tudo pronto para fazer a viagem dos sonhos!
Você planejou tudo, passagens aéreas, hotel e os melhores passeios.
Mas, ao chegar no aeroporto, o funcionário da companhia aérea pede para você desmontar toda mala que levou horas para arrumar, porque está repleta de itens proibidos de levar a bordo.
Para garantir uma viagem tranquila e evitar dores de cabeça, acesse nosso site e confira as dicas que preparamos para você

1 – Faça uma lista – Pode até ser chato, mas fazer uma lista com tudo o que precisa levar é o passaporte para uma viagem livre de estresse.

2 – Atenção ao kit de primeiros socorros – É importante levar uma pequena ‘necessaire’ com os remédios que toma no dia a dia ou que pode vir a precisar. Ninguém quer estragar a viagem e sofrer com uma febre alta, dor de estômago ou de cabeça bem na hora de se divertir. É bom lembrar que em determinadas cidades ou países alguns medicamentos, como para alergia e asma, só podem ser comprados sob prescrição médica, então é melhor levar para não correr o risco de ficar sem enquanto estiver longe de casa.

3 – Limite o transporte de líquidos – Apesar destas restrições serem conhecidas, muita gente ainda fica confusa se pode ou não passar pela segurança do aeroporto com uma simples garrafinha de água. Para evitar constrangimentos, a recomendação é de que todos os líquidos carregados na bagagem de mão não ultrapassem 100 ml por item e sejam acondicionados em uma sacola pequena e transparente. Se estiver carregando algo maior, guarde na mala que será despachada.

4 – Identifique sua bagagem – A maioria das malas têm espaços para colocar etiquetas de identificação, então não esqueça de preenchê-las para evitar a chateação de ficar dias sem suas roupas, no caso da companhia aérea perder sua bagagem.

5 – Preste atenção nas restrições de bagagem – Lembre-se: se a companhia aérea informar que sua mala não pode ultrapassar “23 kg” isso significa, que você pode transportar apenas 23 kg. Por isso, pese suas malas antes de ir para o aeroporto para evitar ser obrigado a pagar uma taxa extra para embarcar ou, pior ainda, ter que se desafazer de algum objeto ou roupa. Entenda que as restrições existem por um único motivo: sua segurança.

6 – Reserve espaços nas malas para as compras – É inevitável que nas viagens, principalmente para o exterior, você retorne para casa com muito mais bagagem do que na ida. Então, lembre-se de deixar espaços nas malas para colocar suas compras. Evite, por exemplo, levar muitos sapatos. Para uma viagem de 1 a 2 semanas, 3 pares são suficientes. Mais importante que o volume, é a versatilidade. Por isso, escolha um par de calçados para cada ocasião, como para trilha, passeio urbano ou mesmo para uma festa. Outra dica é embarcar usando o calçado mais pesado. Os outros que estiverem na bagagem encha com meias para ganhar espaço.

7 – Leve objetos de valor na bagagem de mão – Hoje em dia é muito raro as companhias aéreas perderem as bagagens. Mas, por que correr o risco de perder seu tablet ou máquina fotográfica? Guarde todos seus objetos de valor, como eletrônicos e joias, na bagagem de mão.

8 – Não esqueça os adaptadores – Fique atento aos tipos de tomadas que são utilizadas no país que irá visitar. Antes de embarcar, faça uma pesquisa e compre os adaptadores corretos.

9 – Leve roupas íntimas e algumas peças na bagagem de mão – É sempre uma boa ideia ter um jogo de roupas íntimas e algumas peças na bagagem de mão para o caso de a mala ser extraviada.

10 – Não tente adivinhar o tempo. Verifique – Dependendo do seu destino, as previsões de tempo podem ser os melhores amigos ou inimigos de suas férias. Verifique as condições do tempo para planejar melhor os passeios durante a viagem, assim como quais roupas deverá levar para determinado clima, evitando carregar peças que só ocuparão mais espaço nas malas. Vale guardar espaço para levar um pequeno guarda-chuva ou uma capa.
Não leve objetos de metal e nem seu kit de manicure. Lixa de unha, tesouras ou qualquer outra ferramenta podem ser consideradas armas brancas.

10 DESTINOS PARA RELAXAR EM ÁGUAS TERMAIS NO BRASIL

Desde a Grécia antiga, foi descoberto que alguns elementos da natureza carregam o poder da cura. É o caso das águas termais no Brasil – e no mundo -, que possuem propriedades medicinais comprovadas, capazes de melhorar lesões de pele, dores crônicas e até problemas respiratórios. A boa notícia é que você pode encontrar destinos com essa opção em cada canto do Brasil.
Separamos 10 destinos incríveis para você. Confira!

1. São Paulo – Águas de Lindóia: considerada uma das capitais termais do Brasil, as águas saem do solo a 28ºC, e vão para o balneário municipal. Assim se formam piscinas de água mineral e são oferecidos serviços terapêuticos, duchas escocesas e hidromassagem. Tudo isso a apenas 180km de São Paulo.
2. Rio de Janeiro – Raposo: no município há dois parques de águas minerais “curativas”, ou seja, com propriedades terapêuticas – o Parque das Águas Soledade e o Fontanário Raposo -, além de uma infraestrutura considerável para o turismo. O primeiro é composto por água magnesiana, indicada em tratamentos de doenças hepato-biliares, renais, pancreáticas, dispepsias e gastrites. Já o segundo possui três diferentes águas carbogasosas, de cor e sabor diferenciados entre si.
3. Minas Gerais – Poços de Caldas: considerado o primeiro estabelecimento termal do país na modernidade, o Thermas Antônio Carlos oferece diversos serviços com águas de propriedades medicinais. Hidrologia, banhos, duchas, saunas, mecanoterapias, entre outros, são algumas das opções, oferecidas dentro de um edifício neoclássico. Outra opção é Balneário, fundado em 1896, onde há banhos de imersão com água a 37ºC.
4. Goiás – Rio Quente: uma das mais conhecidas do Brasil, está a 27 km de Caldas Novas. A cidade abriga o único rio de águas quentes do mundo, com temperaturas que variam entre 26ºC e 47ºC. Resorts com piscinas naturais, praias artificiais e parque de águas quentes são as grandes atrações de uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo.
5. Mato Grosso – Barra do Garças: a 504 km de Cuiabá, o Parque das Águas Quentes é administrado pela Prefeitura e é uma boa surpresa em Mato Grosso. Dentro de uma enorme área verde, tem em sua infraestrutura piscinas hidrotermais com temperaturas entre 31ºC e 43ºC, toboágua, rio da preguiça, bar molhado, restaurantes, vestiários e estacionamento, tudo isso a apenas R$ 5, com direito a boias gratuitas. A cidade é bem agradável para um passeio.
6. Rio Grande do Sul – Marcelino Ramos – às margens do Lago do Uruguai, o parque de águas termais é a grande atração de Marcelino Ramos. Os turistas também desfrutam de passeios pela mata nativa, rios, vales, montanhas e um lago propício para esportes náuticos.
7. Santa Catarina – Piratuba: de um poço com 674 metros de profundidade é jorrada naturalmente a água sulforosa da cidade, que abastece as Termas todos os dias. A temperatura de cerca de 38ºC é viável em qualquer época do ano, garantindo um banho agradável e relaxante. Bem estruturado, o parque conta com piscinas abertas, cobertas, chuveirinhos ao ar livre, banheiras de hidromassagem, duchas e rampas de deslizamento. Também há áreas de camping para os visitantes que dormem sob o céu estrelado!
8. Paraná – Foz do Iguaçu: A apenas 11 km das famosas Cataratas do Iguaçu, as águas termais do Aquífero Guarani abastecem o Mabu Thermas Resort. O complexo conta com piscinas aquecidas a 36ºC, além da primeira praia termal do sul do Brasil.
9. Bahia – Paulista Paratinga: com pouco mais de 30 mil habitantes, a cidade a 710 km de Salvador é banhada pelo Rio São Francisco e tem características barrocas. Tem como grande atração turística as  Águas Termais do Paulista e o Brejo das Moças, com piscinas naturais de água termo-mineral.
10. Rio Grande do Norte – Termas de Mossoró – Localizada estrategicamente entre duas importantes capitais, Natal e Fortaleza, a cidade conta com um complexo hoteleiro que possui o maior parque aquático de águas termais do Brasil, composto por 13 piscinas que variam a temperatura entre 30 ºC e 58 ºC. Suas águas, ricas em cálcio, magnésio e ferro, minerais aos quais se atribuem uma série de benefícios comprovadamente terapêuticos, colocam Mossoró como um dos principais destinos para o “turismo de saúde”.

10 LUGARES PARA VIAJAR A DOIS PELO BRASIL

Muitas das cidades charmosas do Brasil e do mundo fazem sucesso entre os casais apaixonados. A tranquilidade e as belezas que cada uma delas trazem, parecem ser a fórmula ideal na hora de passar bons momentos juntos. Pensando nisso, separamos 10 destinos incríveis para você passar dias incríveis acompanhado de quem você ama. Confira:

1. Canela (RS): chamada de Caracol, a vizinha de Gramado é cercada de flores em jardins bucólicos, com lindas hortênsias, matas nativas, morros e vales e abriga a mais alta cascata. Tranquila, ideal para casais que querem descansar e saborear o tradicional churrasco, o romântico fondue e o doce chocolate caseiro.

2- Angra dos Reis (RJ) –  O mar esverdeado permeia todo o território turístico, sendo Ilha Grande o mais famoso entre eles. Praias reservadas e cachoeiras atraem os casais que querem sossego, já que com barco é possível alcançar outras praias facilmente.  São 365 ilhas e 2 mil praias espalhadas pela região.

3- São Miguel dos Milagres (AL)  –  A cidade alagoana fica em plena costa de corais. Com praias selvagens, pousadas tranquilas e restaurantes românticos, é um verdadeiro destino paradisíaco.

4- Ilha do Mel (PR) – Saindo de Curitiba, o destino para se chegar até a Ilha do Mel é Paranaguá. O percurso pode ser feito através da estrada ou num encantador passeio de trem, que percorre lindas paisagens e inspira o clima de romance. Já na ilha, vale conhecer a Fortaleza de Nossa Sra. dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas.

5- Serra da Bela Adormecida (AM) – Quem disse que no Amazonas não tem lugar romântico? Em São Gabriel da Cachoeira, são as praias fluviais que encantam os turistas e relaxam os casais. Acessada somente de barco ou avião, a Serra da Bela Adormecida une montanhas, cachoeiras e praias fluviais de uma beleza única, típica do Norte do país.
6-  Morro de São Paulo (BA) – Rodeada de natureza, conta com praias paradisíacas, ótimos restaurantes pé na areia e pousadas onde é impossível não engatar a relação. A Praia do Encanto, ou Quinta Praia, é a mais preservada e isolada, então aproveite o tempo com seu amor. Renda-se aos encantos baianos.
7- Holambra (SP) – Nem parece que Holambra fica em São Paulo. A apenas 135 km da agitada capital, a cidade das flores encanta a todos com sua variedade botânica, além da arquitetura e cultura inspiradas na Holanda.
8-   Fernando de Noronha (PE) – O arquipélago brasileiro já é famoso por suas vistas impressionantes. Entre pedras escuras de origem vulcânica e a uma grande falésia, o cobiçado destino é recheado de piscinas naturais, ricas em fauna marinha, que torna o local uma região de preservação.
9-  Trancoso (BA) –  Com belas praias, os cantinhos rústicos e uma vila charmosa que deixam Trancoso na mira de pombinhos apaixonados, a cidade é uma pedida para a Lua de Mel.
10 – Jericoacoara (CE) – Com fama internacional, Jijoca de Jericoacoara está mais badalada do que nunca, mas ainda resguarda um lugar à beira do mar para os casais apaixonados. À 300 km de Fortaleza, o Parque Nacional tem as mais diversas paisagens, passando por dunas, manguezais, lagoas e praias de cair o queixo, de onde se vê um belo pôr-do-sol.