Desde a Grécia antiga, foi descoberto que alguns elementos da natureza carregam o poder da cura. É o caso das águas termais no Brasil – e no mundo -, que possuem propriedades medicinais comprovadas, capazes de melhorar lesões de pele, dores crônicas e até problemas respiratórios. A boa notícia é que você pode encontrar destinos com essa opção em cada canto do Brasil.
Separamos 10 destinos incríveis para você. Confira!
1. São Paulo – Águas de Lindóia: considerada uma das capitais termais do Brasil, as águas saem do solo a 28ºC, e vão para o balneário municipal. Assim se formam piscinas de água mineral e são oferecidos serviços terapêuticos, duchas escocesas e hidromassagem. Tudo isso a apenas 180km de São Paulo.
2. Rio de Janeiro – Raposo: no município há dois parques de águas minerais “curativas”, ou seja, com propriedades terapêuticas – o Parque das Águas Soledade e o Fontanário Raposo -, além de uma infraestrutura considerável para o turismo. O primeiro é composto por água magnesiana, indicada em tratamentos de doenças hepato-biliares, renais, pancreáticas, dispepsias e gastrites. Já o segundo possui três diferentes águas carbogasosas, de cor e sabor diferenciados entre si.
3. Minas Gerais – Poços de Caldas: considerado o primeiro estabelecimento termal do país na modernidade, o Thermas Antônio Carlos oferece diversos serviços com águas de propriedades medicinais. Hidrologia, banhos, duchas, saunas, mecanoterapias, entre outros, são algumas das opções, oferecidas dentro de um edifício neoclássico. Outra opção é Balneário, fundado em 1896, onde há banhos de imersão com água a 37ºC.
4. Goiás – Rio Quente: uma das mais conhecidas do Brasil, está a 27 km de Caldas Novas. A cidade abriga o único rio de águas quentes do mundo, com temperaturas que variam entre 26ºC e 47ºC. Resorts com piscinas naturais, praias artificiais e parque de águas quentes são as grandes atrações de uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo.
5. Mato Grosso – Barra do Garças: a 504 km de Cuiabá, o Parque das Águas Quentes é administrado pela Prefeitura e é uma boa surpresa em Mato Grosso. Dentro de uma enorme área verde, tem em sua infraestrutura piscinas hidrotermais com temperaturas entre 31ºC e 43ºC, toboágua, rio da preguiça, bar molhado, restaurantes, vestiários e estacionamento, tudo isso a apenas R$ 5, com direito a boias gratuitas. A cidade é bem agradável para um passeio.
6. Rio Grande do Sul – Marcelino Ramos – às margens do Lago do Uruguai, o parque de águas termais é a grande atração de Marcelino Ramos. Os turistas também desfrutam de passeios pela mata nativa, rios, vales, montanhas e um lago propício para esportes náuticos.
7. Santa Catarina – Piratuba: de um poço com 674 metros de profundidade é jorrada naturalmente a água sulforosa da cidade, que abastece as Termas todos os dias. A temperatura de cerca de 38ºC é viável em qualquer época do ano, garantindo um banho agradável e relaxante. Bem estruturado, o parque conta com piscinas abertas, cobertas, chuveirinhos ao ar livre, banheiras de hidromassagem, duchas e rampas de deslizamento. Também há áreas de camping para os visitantes que dormem sob o céu estrelado!
8. Paraná – Foz do Iguaçu: A apenas 11 km das famosas Cataratas do Iguaçu, as águas termais do Aquífero Guarani abastecem o Mabu Thermas Resort. O complexo conta com piscinas aquecidas a 36ºC, além da primeira praia termal do sul do Brasil.
9. Bahia – Paulista Paratinga: com pouco mais de 30 mil habitantes, a cidade a 710 km de Salvador é banhada pelo Rio São Francisco e tem características barrocas. Tem como grande atração turística as Águas Termais do Paulista e o Brejo das Moças, com piscinas naturais de água termo-mineral.
10. Rio Grande do Norte – Termas de Mossoró – Localizada estrategicamente entre duas importantes capitais, Natal e Fortaleza, a cidade conta com um complexo hoteleiro que possui o maior parque aquático de águas termais do Brasil, composto por 13 piscinas que variam a temperatura entre 30 ºC e 58 ºC. Suas águas, ricas em cálcio, magnésio e ferro, minerais aos quais se atribuem uma série de benefícios comprovadamente terapêuticos, colocam Mossoró como um dos principais destinos para o “turismo de saúde”.